6.5 C
Kóka
quarta-feira, 16 outubro, 2024 9:26: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Cometa recém-descoberto visível no céu japonês

Tsuchinshan-ATLAS faz sua aproximação mais próxima da Terra.

Tóquio, Japão, 15 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O cometa Tsuchinshan-ATLAS, descoberto no ano passado por astrônomos na China e na África do Sul, foi avistado em todo o Japão no domingo (13), quando o corpo celeste fez sua aproximação mais próxima da Terra. Muitos observadores puderam contemplar o cometa e sua longa cauda no céu do início da noite.

O Observatório Astronômico Nacional do Japão informa que o cometa esteve mais próximo do Sol em 28 de setembro, horário japonês. Entre o final de setembro e o início deste mês, o cometa era visível ao amanhecer, especialmente no hemisfério sul.

No domingo (13), o corpo celeste alcançou um ponto a cerca de 71 milhões de quilômetros da Terra, a maior aproximação que fará do planeta. O Observatório aconselha que o cometa será visível no céu ocidental baixo após o pôr do sol por cerca de uma semana.

Os especialistas do Observatório afirmam que na segunda-feira (14) e terça-feira (15), o corpo celeste terá o brilho comparável ao de uma estrela, com magnitude entre 1,5 e 3. No entanto, alertam que a interferência da luz artificial pode dificultar a visualização do cometa devido à sua proximidade com o horizonte.

Entre quarta-feira (16) e domingo (20), o cometa estará mais escuro, mas poderá ser visível a olho nu por estar mais alto no céu.

O Professor Junichi Watanabe, do Observatório, encoraja as pessoas a focarem sua atenção no céu ocidental durante a noite, ressaltando que esta é uma oportunidade rara de ver um cometa com uma cauda tão visível.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img