Tóquio, Japão, 28 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Veículos de comunicação internacionais noticiaram como “breaking news” o fracasso da coalizão governista do Japão em assegurar a maioria nas eleições para a Câmara Baixa realizadas neste domingo (27). Agências como Reuters, Xinhua e Yonhap reportaram, citando a emissora NHK, que o bloco governista não conseguirá obter a maioria.
A Reuters destacou que o grande vencedor da noite foi o principal partido de oposição, o Partido Democrático Constitucional do Japão, que obteve ganhos substanciais de assentos na câmara. A agência também apontou que os eleitores puniram o Partido Liberal Democrata, liderado pelo primeiro-ministro Shigeru Ishiba, devido a um escândalo de financiamento e à inflação.
A agência britânica acrescentou que o resultado pode levar a “instabilidade política, enquanto o país enfrenta ventos contrários econômicos e uma situação de segurança tensa no Leste Asiático”.
A Associated Press, por sua vez, afirmou que “os resultados refletem a indignação dos eleitores com os extensos escândalos financeiros do partido governista”.
A BBC, emissora pública britânica, citou o primeiro-ministro Ishiba dizendo: “Os eleitores nos entregaram um veredicto duro”.
Esta reviravolta política no Japão, amplamente noticiada pela mídia internacional, sinaliza um momento crucial para o país, com potenciais implicações significativas para sua política interna e posicionamento no cenário global.
- Príncipe e Princesa Herdeiros do Japão partem para Turquia - 3 de dezembro de 2024 2:47 pm
- Possível projétil de artilharia encontrado em Matsuyama - 3 de dezembro de 2024 1:41 pm
- Hezbollah ataca posição israelense, alegando violações - 3 de dezembro de 2024 1:15 pm