Pequim, China, 19 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Xinhua – Dois navios da Guarda Costeira chinesa retornaram na quinta-feira (14) de sua primeira viagem ao Oceano Ártico, após uma missão de 35 dias que incluiu exercícios conjuntos com a Rússia. Esta operação marca um passo significativo na expansão da presença chinesa em águas árticas e no fortalecimento da parceria estratégica entre Pequim e Moscou.
As embarcações, frequentemente avistadas no Mar da China Oriental, partiram do porto de Zhoushan, na província chinesa de Zhejiang, no mês passado. Elas alcançaram o Oceano Ártico navegando pelos mares de Okhotsk e Bering.
Autoridades da Guarda Costeira chinesa destacaram a importância da patrulha conjunta com a Rússia para o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente entre as duas nações. Este exercício reflete os esforços de Pequim para desenvolver a rota do Oceano Ártico, reduzindo sua dependência das rotas de transporte através do disputado Mar do Sul da China.
A cooperação sino-russa no Ártico é vista como uma estratégia para contrabalançar a influência dos Estados Unidos na região. A administração do presidente Joe Biden considera o Ártico estrategicamente importante devido à abundância de petróleo, gás natural e outros recursos naturais.
Esta patrulha conjunta inédita sinaliza uma nova fase na geopolítica ártica, com potenciais implicações para o comércio global e o equilíbrio de poder na região.
- Nikkei 225 sobe com perspectiva de paz entre EUA e Irã - 15 de abril de 2026 8:19 pm
- Japão bate recorde histórico de turistas estrangeiros - 15 de abril de 2026 7:56 pm
- Empresas no Japão perdem US$ 13 milhões em golpes do “falso CEO” - 15 de abril de 2026 7:32 pm























