Miyazaki, Japão, 3 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Uma pista do Aeroporto de Miyazaki, no sudoeste do Japão, reabriu na noite de quarta-feira (2) após uma explosão no início da manhã que danificou uma seção da pista de taxiamento. Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente.
As Forças de Autodefesa do Japão e outros investigadores determinaram que a explosão foi causada por uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial. Acredita-se que seja um explosivo de 250 quilos lançado pelas forças militares dos Estados Unidos durante o conflito.
Segundo o escritório do Ministério dos Transportes no Aeroporto de Miyazaki, uma explosão foi ouvida na pista de taxiamento pouco antes das 8h da manhã de quarta-feira (2). Controladores de tráfego aéreo viram fumaça subindo do local.
Imagens de uma câmera instalada na Faculdade de Aviação Civil adjacente ao aeroporto mostram a superfície da pista de taxiamento explodindo repentinamente. A explosão lançou fragmentos do pavimento e nuvens de poeira no ar.
O escritório do aeroporto informou que o buraco causado pela explosão tinha formato oval, medindo cerca de 7 metros de comprimento, 4 metros de largura e 1 metro de profundidade.
As companhias aéreas cancelaram mais de 80 voos de e para o Aeroporto de Miyazaki devido ao incidente. Curiosamente, apenas alguns minutos antes da explosão, um avião de passageiros da Japan Airlines transportando 93 pessoas decolou da pista após passar pela área do taxiamento.
Bombas não detonadas lançadas pelas forças dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial têm sido frequentemente encontradas neste aeroporto, ressaltando a importância contínua da segurança e vigilância em áreas afetadas por conflitos passados.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm