Tel Aviv, Israel, 23 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou a Israel nesta terça-feira para uma nova tentativa de impulsionar as negociações de cessar-fogo em Gaza. Blinken tem reuniões agendadas com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e outros oficiais do governo.
A visita de Blinken ocorre após a morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, em uma operação militar israelense na semana passada. O governo americano busca intensificar os esforços para promover negociações que levem a um cessar-fogo e à libertação dos reféns mantidos pelo grupo islâmico palestino Hamas.
Apesar das tentativas americanas, nem Israel nem o Hamas têm demonstrado sinais de disposição para um cessar-fogo. As forças israelenses continuam suas ofensivas no norte de Gaza e intensificaram ataques aéreos e terrestres no sul do Líbano entre segunda e terça-feira.
O exército israelense afirma ter eliminado dezenas de combatentes do grupo xiita libanês Hezbollah e destruído arsenais em suas operações. Em resposta, o Hezbollah declarou ter realizado ataques com foguetes contra alvos militares em Haifa, no norte de Israel, e em Tel Aviv, a maior cidade comercial do país. A mídia israelense reportou que uma pessoa ficou ferida em um dos ataques.
Em Gaza, a mídia palestina informou nesta terça-feira que 15 pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram mortas em um ataque de drone israelense no norte do enclave.
A visita de Blinken representa mais uma tentativa diplomática de encontrar uma solução para o conflito, em meio à crescente preocupação internacional com a situação humanitária em Gaza e a escalada das tensões regionais.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm