Tóquio, Japão, 6 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que Israel não tomará uma decisão imediata sobre contramedidas ao recente ataque massivo de mísseis do Irã. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca na sexta-feira (3).
“Os israelenses ainda não concluíram como – ou o que – vão fazer em termos de um ataque. Isso está em discussão”, disse Biden, acrescentando que uma decisão não seria tomada de imediato.
Questionado sobre a possibilidade de Israel atacar instalações petrolíferas iranianas, Biden respondeu: “Se eu estivesse no lugar deles, estaria pensando em outras alternativas”3
. No dia anterior, quando perguntado se apoiaria ataques israelenses a instalações petrolíferas do Irã, o presidente americano havia dito que o assunto estava “em discussão”.
O comentário de Biden provocou uma alta nos futuros do petróleo, já que surgiu a percepção generalizada de que não se pode descartar a possibilidade de as instalações petrolíferas iranianas se tornarem alvo de um ataque israelense.
A situação no Oriente Médio pode afetar o resultado das eleições presidenciais dos EUA. Com apenas um mês para a votação, a administração Biden aparentemente espera manter os preços da gasolina estáveis para evitar críticas dos eleitores.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm