Tel Aviv, Israel, 10 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, realizaram uma conversa telefônica nesta quarta-feira (9), marcando o primeiro diálogo entre os líderes em sete semanas. O tema central da discussão foi a elaboração de planos para uma retaliação ao ataque de mísseis balísticos lançado pelo Irã contra Israel na semana passada.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, descreveu a chamada como “produtiva” e “direta”, com duração de aproximadamente 30 minutos. A vice-presidente Kamala Harris também teria participado da conversa.
Netanyahu prometeu que o Irã pagará pelo ataque, enquanto Biden afirmou que Israel tem o direito de tomar contramedidas. No entanto, o presidente americano deixou claro que não apoiaria ataques aéreos contra instalações nucleares iranianas.
Paralelamente, a mídia americana reportou que o ex-presidente Donald Trump também conversou recentemente com Netanyahu, parabenizando-o pelas ações “determinadas” de Israel contra militantes do Hezbollah no Líbano.
O exército israelense anunciou novos ataques aéreos contra edifícios em uma suposta fortaleza do Hezbollah em Beirute, totalizando mais de 1.100 ataques desde o início das operações terrestres na semana passada. Em resposta, militantes do Hezbollah lançaram foguetes através da fronteira com Israel, resultando na morte de duas pessoas, segundo a mídia israelense.
A escalada das tensões na região aumenta a preocupação internacional sobre um possível alastramento do conflito, enquanto líderes mundiais buscam conter uma potencial guerra regional no Oriente Médio.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am