Tóquio, Japão — 31 de outubro de 2024 (Japan Standard Time) — NHK – O Banco do Japão (BOJ) iniciou hoje uma reunião de dois dias para discutir sua política monetária, com os investidores atentos ao resultado das deliberações. A expectativa do mercado é que o banco central mantenha sua taxa de juros principal inalterada, enquanto analisa as tendências econômicas mais recentes.
Os formuladores de políticas do BOJ estão acompanhando de perto o desempenho da economia norte-americana, que tem superado as estimativas com indicadores positivos nas últimas semanas. Essa observação é relevante, pois qualquer movimentação na economia dos EUA pode impactar as decisões de política monetária japonesa.
O governador do BOJ, Ueda Kazuo, afirmou na semana passada que o “otimismo sobre as perspectivas econômicas dos EUA parece estar se ampliando”. Ele também destacou que o banco tem “tempo suficiente” para analisar o cenário antes de tomar decisões mais firmes.
Além disso, alguns especialistas no mercado financeiro apontam que a recente mudança política no Japão pode influenciar a abordagem do banco em relação ao aumento de juros. Nas eleições de domingo (29), a coalizão governista perdeu a maioria na Câmara Baixa, enquanto a oposição registrou ganhos consideráveis, o que poderia dificultar a adoção de políticas monetárias mais restritivas.
A decisão final do Banco do Japão será divulgada ao término da reunião, com o mercado aguardando uma posição que indique o rumo das políticas monetárias em um momento de incertezas econômicas globais.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm