Bangcoc, Tailândia, 5 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Thai News Agency – A revista americana Time escolheu a jovem ativista tailandesa pelos direitos LGBTQ+, Plaifah Kyoka Shodladd, de 19 anos, para sua lista TIME100 Next, que destaca 100 estrelas em ascensão que estão moldando o futuro. Plaifah foi reconhecida por sua contribuição na legislação de casamento entre pessoas do mesmo sexo na Tailândia.
“É uma grande honra saber que posso finalmente representar minha comunidade, mesmo que não possa representar a história de cada pessoa. Espero que isso se torne um testemunho para nossa sociedade de que uma jovem queer pode fazer isso, você pode fazer isso, e podemos prosperar juntos”, declarou Plaifah.
Filha de pai tailandês e mãe japonesa, Plaifah tem trabalhado pelos direitos das pessoas LGBTQ+. Em junho, ela discursou no parlamento tailandês como membro de um comitê sobre o projeto de lei histórico de igualdade no casamento. A adolescente afirmou que sentiu o peso de gerações naquele momento.
A Tailândia se tornou o primeiro país do Sudeste Asiático a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, com a lei entrando em vigor em janeiro de 2025. Plaifah ressaltou a importância regional desta conquista: “Isso se tornará a porta de entrada para que nossos países vizinhos realmente se abram e repensem suas leis, sua política e suas questões sociais, porque não se trata apenas da Tailândia, mas de todo o mundo”.
A primeira-ministra tailandesa, Paetongtarn Shinawatra, também foi nomeada na lista da Time. A revista destaca que Paetongtarn fez história ao se tornar a mais jovem primeira-ministra da Tailândia.
- Polícia da Coreia do Sul investiga queda de avião da Jeju Air - 3 de janeiro de 2025 5:25 am
- Coreia do Sul enfrenta crise política após um mês da lei marcial - 3 de janeiro de 2025 5:20 am
- Imperador do Japão celebra Ano Novo com mensagens de esperança - 3 de janeiro de 2025 5:10 am