2.6 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 7:03: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy renova apelo por ajuda militar após bombardeio

Ataque russo em Poltava deixa 51 mortos e 200 feridos.

Kiev, Ucrânia, 4 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Ukrinform – Um ataque russo à cidade de Poltava, no centro da Ucrânia, deixou 51 mortos e mais de 200 feridos na terça-feira (3), tornando-se um dos mais letais desde o início da guerra. Dois mísseis balísticos atingiram uma instituição educacional e um hospital, deixando pessoas presas sob os escombros.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, renovou seu apelo por ajuda militar internacional após o ataque. “Sistemas de defesa aérea e mísseis são necessários na Ucrânia, não em algum armazém. Ataques de longo alcance que podem defender contra o terror russo são necessários agora, não depois. Cada dia de atraso, infelizmente, significa mais vidas perdidas”, declarou Zelenskyy.

Além de Poltava, a Rússia também atacou a região oriental de Kharkiv e a capital Kiev na segunda-feira (2), danificando residências e infraestruturas. Em Kharkiv, 28 pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança de seis anos e dois médicos.

Zelenskyy instou novamente seus aliados a suspenderem as restrições ao uso de armas de longo alcance, argumentando que isso ajudaria a Ucrânia a encerrar a guerra o mais rápido possível. O presidente ucraniano tem pressionado os Estados Unidos e outros aliados por permissão para usar armas mais poderosas fornecidas pelo Ocidente, visando infligir maiores danos dentro da Rússia e prejudicar a capacidade de Moscou de atacar a Ucrânia.

O ataque a Poltava ocorre em um momento crítico do conflito, com a Rússia pressionando uma ofensiva no leste da Ucrânia, enquanto Kiev tenta expulsar as forças russas que atravessaram sua fronteira ocidental em uma incursão surpresa no início de agosto.

As autoridades locais declararam três dias de luto na região de Poltava pelas vítimas do ataque. O chefe da Administração Militar Regional de Poltava, Filipp Pronin, expressou suas condolências: “Uma grande tragédia para a região de Poltava e para todo o país. O ataque traiçoeiro do inimigo ceifou 51 vidas. Mais de 200 pessoas ficaram feridas. Sinceras condolências à família e amigos”.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img