Wolfsburg, Alemanha, 6 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Deutsche Presse-Agentur (DPA) – A Volkswagen realizou uma reunião com sua força de trabalho doméstica nesta quarta-feira (4) para explicar que pode ser forçada a fechar fábricas em seu país de origem. Os fechamentos seriam os primeiros na Alemanha nos quase 90 anos de história da gigante automotiva.
Cerca de 25.000 pessoas participaram do encontro na sede da Volkswagen em Wolfsburg. O diretor financeiro da empresa, Arno Antlitz, informou que a Volkswagen enfrenta uma queda na demanda de cerca de 500.000 unidades, equivalente à produção de duas fábricas.
A empresa tem enfrentado forte concorrência de veículos elétricos chineses de baixo custo. Na segunda-feira (2), a Volkswagen anunciou planos de corte de custos, afirmando que não pode mais descartar o fechamento de fábricas na Alemanha e a rescisão de acordos trabalhistas que garantem emprego.
Se a Volkswagen seguir adiante com o fechamento de fábricas, seriam os primeiros em seu país de origem desde sua fundação em 1937. Os funcionários expressaram oposição à perspectiva de fechamentos. Daniela Cavallo, representante dos empregados da Volkswagen, declarou: “A diretoria falou repetidamente sobre a ‘Família Volkswagen’. Isso significava que ninguém deveria ser deixado para trás”.
A Volkswagen tem focado na produção de veículos elétricos, com planos anunciados em 2021 para que esses veículos representem pelo menos 70% de suas vendas na Europa até 2030. No entanto, as vendas de veículos elétricos do Grupo Volkswagen totalizaram 317.200 unidades de janeiro a junho deste ano, uma queda de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
O desafio da Volkswagen é agravado pelo aumento dos custos trabalhistas e pela desaceleração do mercado chinês. O lucro líquido da empresa para o primeiro semestre deste ano foi cerca de 14% menor em comparação com o mesmo período do ano anterior.
- Primeiro-ministro do Japão encontra Biden, Yoon e Xi - 16 de novembro de 2024 12:02 pm
- Ministro japonês visita Ucrânia e reafirma apoio contínuo - 16 de novembro de 2024 11:52 am
- Líderes da APEC discutem comércio e crescimento sustentável - 16 de novembro de 2024 11:45 am