Hanói, Vietnã, 12 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Vietnam News Agency – O Vietnã continua sofrendo os impactos do tufão Yagi, considerado o mais poderoso da Ásia este ano. Mesmo após o rebaixamento da tempestade, chuvas torrenciais continuam castigando o país, agravando a situação já crítica.
O tufão atingiu o norte do Vietnã no fim de semana, provocando deslizamentos de terra e inundações massivas. Segundo a mídia estatal, o número de mortos chegou a 152 na quarta-feira (11), com pelo menos 100 pessoas ainda desaparecidas.
Uma moradora relatou nunca ter visto inundações tão severas em mais de 20 anos, lamentando a destruição de sua propriedade e de seus vizinhos. Na terça-feira (10), uma enchente repentina engoliu uma aldeia inteira na província de Lao Cai, com equipes de resgate recuperando 30 corpos.
Em Hanói, a capital, os residentes observavam com apreensão o rápido aumento do nível do Rio Vermelho na quarta-feira (11). Anteriormente, o tufão havia destruído uma ponte em províncias rio acima.
Os efeitos do Yagi também atingiram a Tailândia. As autoridades confirmaram pelo menos quatro mortes após chuvas intensas nas províncias nortenhas de Chiang Rai e Chiang Mai. Na fronteira com Myanmar, o transbordamento de rios inundou mercados e áreas residenciais.
As autoridades locais alertam que os níveis de água continuam subindo e orientaram alguns moradores a evacuar para áreas mais elevadas. A situação permanece crítica em ambos os países, com equipes de resgate e autoridades trabalhando incessantemente para mitigar os danos e salvar vidas.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am