3.1 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 5:53: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tufão Yagi deixa rastro de destruição no Sudeste Asiático

Myanmar e Tailândia enfrentam inundações e deslizamentos.

Yangon, Myanmar, 14 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Myanmar – Os remanescentes do tufão Yagi continuam causando estragos no Sudeste Asiático, com Myanmar e Tailândia enfrentando graves inundações e deslizamentos de terra. Em Myanmar, pelo menos 19 pessoas perderam a vida, enquanto equipes de resgate lutam para alcançar áreas isoladas.

Mais de 50.000 pessoas, incluindo residentes da capital Naypyitaw, buscaram abrigo devido às inundações que submergiram casas. Na região fronteiriça com a Tailândia, acampamentos de evacuação foram arrastados pelas águas, e o colapso de pontes e estradas isolou diversas comunidades.

Na Tailândia, a situação também é crítica, com pelo menos 10 mortes confirmadas no norte do país devido a enchentes repentinas e deslizamentos de terra. Equipes de resgate trabalham intensamente para evacuar moradores presos pelas águas.

A primeira-ministra tailandesa, Paetongtarn Shinawatra, visitou na sexta-feira (13) as áreas mais afetadas próximas à fronteira com Myanmar para avaliar os danos. As autoridades alertam para a possibilidade de mais chuvas nas próximas semanas, pedindo que a população permaneça vigilante quanto ao risco de deslizamentos e inundações.

O tufão Yagi, que já havia causado mais de 200 mortes no Vietnã, continua impactando a região, mesmo após ser rebaixado para depressão tropical. Sua passagem pelo Sudeste Asiático e China deixou um rastro de destruição, afetando milhões de pessoas e causando danos significativos à infraestrutura.

A devastação causada pelo Yagi ressalta a vulnerabilidade da região a eventos climáticos extremos e a necessidade de medidas de prevenção e resposta a desastres mais eficazes. As autoridades locais e organizações de ajuda humanitária continuam mobilizadas para prestar assistência às vítimas e iniciar os esforços de recuperação nas áreas afetadas.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img