Naypyidaw, Myanmar, 18 de setembro de 2024 – Agência de Notícias de Myanmar – O tufão Yagi deixou um rastro de destruição em Myanmar, causando a morte de mais de 220 pessoas devido a inundações e deslizamentos de terra, segundo informações da mídia estatal do país. Os danos se estendem por uma ampla área, incluindo a capital Naypyidaw.
As operações de busca e resgate continuam para mais de 70 pessoas ainda desaparecidas. A extensão dos danos e as dificuldades de acesso a algumas áreas afetadas complicam os esforços das equipes de emergência.
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) estima que mais de 600.000 pessoas foram afetadas pelas inundações em todo o país. A escassez de alimentos, água potável e abrigos temporários agrava a situação dos deslocados.
A tempestade causou interrupções nos serviços de telecomunicações e internet, dificultando as operações humanitárias. Essa situação complica ainda mais os esforços de socorro e a coordenação das ações de ajuda.
Myanmar enfrenta um conflito interno desde o golpe militar ocorrido há três anos, com confrontos entre as forças militares e grupos pró-democracia. Há preocupações crescentes de que a situação humanitária em algumas das áreas afetadas pelo tufão possa se agravar ainda mais devido a esse contexto político instável.
A passagem do tufão Yagi por Myanmar evidencia a vulnerabilidade do país a desastres naturais e destaca os desafios adicionais enfrentados pela população em meio a uma crise política prolongada.
- Talibã espera “novo capítulo” com governo Trump - 8 de novembro de 2024 12:42 pm
- Saito Tetsuo, Ministro da Terra, assumirá liderança do Komeito no Japão - 8 de novembro de 2024 10:01 am
- Programa “O Sul em Cima” 34/2024 destaca Carlos Patrício e Necka Ayala - 8 de novembro de 2024 9:46 am