Hanói, Vietnã, 13 de setembro de 2024 – Agência de Notícias do Vietnã (VNA) – O número de vítimas do Tufão Yagi continua a subir no Vietnã, com quase 200 mortes confirmadas até o momento, principalmente devido a inundações e deslizamentos de terra. A tempestade, que atingiu o país no último final de semana, trouxe chuvas torrenciais que devastaram o norte do Vietnã.
De acordo com a mídia estatal, o número de mortos chegou a 199 na quinta-feira (12), com pelo menos 128 pessoas ainda desaparecidas. As autoridades temem que esse número possa aumentar nos próximos dias. O governo vietnamita declarou que este é o pior desastre natural a atingir o país nos últimos 60 anos.
O Tufão Yagi, considerado o mais poderoso a atingir o Vietnã em décadas, tocou o solo no sábado (7) com ventos de até 149 km/h. Apesar de ter enfraquecido no domingo (8), as chuvas intensas persistiram, mantendo os níveis dos rios perigosamente altos.
A província de Lao Cai, no norte do país, foi uma das áreas mais afetadas. Na terça-feira (10), uma enchente repentina varreu o vilarejo de Lang Nu, deixando dezenas de mortos e desaparecidos. As equipes de resgate trabalham incansavelmente para encontrar sobreviventes.
Os efeitos devastadores do tufão também foram sentidos nos países vizinhos. No norte da Tailândia, pelo menos 9 pessoas morreram e 36.000 famílias foram afetadas por inundações e deslizamentos de terra. As províncias de Chiang Rai e Chiang Mai sofreram com áreas residenciais e mercados inundados, sendo o distrito de Mae Sai, na fronteira com Myanmar, uma das regiões mais atingidas.
As autoridades meteorológicas alertam para a possibilidade de mais chuvas intensas e inundações repentinas nos próximos dias, o que pode agravar ainda mais a situação na região. Equipes de resgate e ajuda humanitária continuam mobilizadas para atender às vítimas e avaliar os danos causados pelo Tufão Yagi.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am