Nova York, Estados Unidos, 27 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que se reunirá com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, nesta sexta-feira (27) na Trump Tower, em Nova York. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira (26), onde Trump afirmou que o encontro foi solicitado pelo líder ucraniano.
Durante o anúncio, Trump reiterou sua posição sobre o conflito na Ucrânia, afirmando que “a Rússia nunca teria atacado a Ucrânia” se ele ainda fosse presidente. O candidato republicano à presidência também repetiu sua alegação de que, caso vença as eleições de novembro, seria capaz de negociar um acordo entre o presidente russo Vladimir Putin e Zelenskyy “rapidamente”.
Trump aproveitou a oportunidade para criticar o atual apoio financeiro dos Estados Unidos à Ucrânia, argumentando que os países europeus deveriam arcar com uma parcela maior dos custos. “Eles estão pagando apenas uma pequena fração do que os EUA estão pagando, e isso é algo que me incomoda muito”, disse Trump. “Eles deveriam equalizar. Eles deveriam começar a pagar mais.”
Este encontro ocorre em um momento crucial, com Zelenskyy buscando manter o apoio internacional à Ucrânia e Trump posicionando-se como um potencial negociador de paz, caso retorne à Casa Branca. A reunião também destaca as diferentes abordagens entre os atuais líderes democratas e a oposição republicana em relação ao conflito ucraniano, podendo influenciar o debate político nos Estados Unidos às vésperas das eleições presidenciais.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm