Nova York, Estados Unidos, 20 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A campanha presidencial nos Estados Unidos esquentou com os rivais Donald Trump e Kamala Harris se atacando sobre a questão divisiva da imigração. Ambos acreditam que suas visões podem conquistar eleitores.
Trump realizou um comício na quarta-feira (18) em Nova York, um reduto democrata. Seus apoiadores enfrentaram segurança reforçada após uma suposta tentativa de assassinato no domingo (15). O ex-presidente intensificou seus ataques aos imigrantes, afirmando que as políticas dos democratas estão “destruindo o tecido da vida” nos EUA. Ele declarou: “Serei conhecido como seu presidente das fronteiras. E Kamala será conhecida como sua presidente da invasão.”
Harris, por sua vez, discursou diante de membros hispânicos do Congresso em Washington na quarta-feira (18), admitindo que o sistema de imigração está “quebrado” e precisa de reforma. Ela prometeu priorizar a segurança na fronteira sul e oferecer um “caminho para a cidadania” para imigrantes.
A vice-presidente criticou a retórica “odiosa” de Trump, questionando sua promessa de realizar a “maior deportação da história americana”. Harris disse: “Imagine como isso seria. Como isso vai acontecer? Grandes batidas, grandes campos de detenção. Do que estão falando?”
Este confronto ocorre enquanto a eleição presidencial se aproxima, com Trump e Harris praticamente empatados nas pesquisas de opinião. A questão da imigração continua sendo um dos temas mais polarizadores da corrida eleitoral deste ano.
- Juiz adia decisão sobre caso de suborno envolvendo Trump - 13 de novembro de 2024 9:04 am
- Ataque com carro em Zhuhai deixa 35 mortos e choca China - 13 de novembro de 2024 8:58 am
- Trump escolhe aliados para cargos-chave de segurança - 13 de novembro de 2024 8:51 am