1 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 2:38: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trens-bala japoneses se desacoplam em alta velocidade

Incidente inédito na linha Tohoku Shinkansen afeta 45 mil passageiros.

Tóquio, Japão, 20 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A operadora ferroviária East Japan Railway (JR East) está investigando as causas do desacoplamento de dois trens-bala Shinkansen que estavam conectados, enquanto se moviam em alta velocidade na quinta-feira (19). Nenhum dos 320 passageiros a bordo ficou ferido.

O incidente ocorreu na manhã de quinta-feira (19), quando um acoplador do serviço de dois trens com destino a Tóquio na linha Tohoku Shinkansen se soltou entre as estações de Furukawa e Sendai, na província de Miyagi. Os trens Hayabusa e Komachi foram forçados a fazer uma parada de emergência quando o sistema de frenagem foi acionado automaticamente. Nenhum dos vagões descarrilou.

A JR East afirma que esta é a primeira vez que seus trens Shinkansen acoplados se separam em movimento. O incidente levou à suspensão dos serviços entre as estações de Tóquio e Shin-Aomori por cerca de cinco horas, afetando aproximadamente 45.000 passageiros.

A empresa revelou que os trens viajavam a uma velocidade de cerca de 315 quilômetros por hora quando ocorreu o desacoplamento. No entanto, o acoplador foi projetado para se soltar apenas quando os trens reduzem a velocidade para 5 quilômetros por hora ou menos.

A JR East afirma que nenhum problema foi detectado durante as inspeções dos trens antes de serem colocados em operação no dia do incidente. O procedimento de acoplamento dos trens na estação de Morioka, na província de Iwate, também ocorreu normalmente.

O motorista relatou que não ouviu nenhum ruído incomum ou sentiu tremores pouco antes do acoplador se soltar, e que a frenagem de emergência foi aplicada repentinamente.

A empresa está conduzindo inspeções visuais de emergência em todos os seus trens Shinkansen que são acoplados para operações, enquanto continua a investigar a causa do incidente.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img