Fukushima, Japão, 18 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) anunciou nesta terça-feira (17) a suspensão do teste de remoção de detritos nucleares do reator nº 2 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, devido a um problema nas câmeras do equipamento.
A primeira tentativa de remover o combustível derretido misturado com partes da estrutura do reator havia começado em 10 de setembro. A TEPCO informou que o trabalho de estender o dispositivo de recuperação dentro do vaso de contenção do reator e baixar uma ferramenta em sua ponta até o fundo do vaso via cabo foi concluído na segunda-feira (16).
A operação foi suspensa porque as imagens de duas das quatro câmeras acopladas ao dispositivo de recuperação não puderam ser confirmadas. A TEPCO planejava coletar os primeiros gramas de detritos no início desta semana, mas agora não está claro quando o trabalho será retomado.
Estima-se que haja um total de 880 toneladas de detritos de combustível nos reatores nº 1, 2 e 3, que sofreram derretimento no desastre do terremoto e tsunami de 2011. A remoção desses detritos é considerada a etapa mais desafiadora no descomissionamento da usina, devido aos níveis extremamente altos de radiação.
Este contratempo representa mais um atraso no processo de descomissionamento, que já está três anos atrasado em relação ao cronograma inicial. A TEPCO e o governo japonês consideram os dados obtidos neste teste crucial para estudar o melhor método para o trabalho de remoção em grande escala.
A empresa agora concentra seus esforços em determinar a causa do problema e corrigi-lo, buscando retomar as operações o mais rápido possível, mantendo a segurança como prioridade absoluta.
- Saito Tetsuo, Ministro da Terra, assumirá liderança do Komeito no Japão - 8 de novembro de 2024 10:01 am
- Programa “O Sul em Cima” 34/2024 destaca Carlos Patrício e Necka Ayala - 8 de novembro de 2024 9:46 am
- Índia e Filipinas parabenizam Trump por vitória eleitoral - 8 de novembro de 2024 9:38 am