Tóquio, Japão, 29 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Autoridades meteorológicas japonesas alertam que duas tempestades tropicais, Krathon e Jebi, devem se aproximar de ilhas japonesas na próxima semana, representando potenciais riscos para diversas regiões do país.
A Agência Meteorológica do Japão informou que a depressão tropical Krathon se desenvolveu a leste das Filipinas por volta das 9h de sábado (28), horário do Japão. Atualmente, Krathon apresenta ventos máximos sustentados de 65 km/h próximos ao seu centro, com rajadas de até 90 km/h. Ventos de pelo menos 54 km/h estão soprando em um raio de 390 km do centro da tempestade.
Espera-se que Krathon se mova para o norte, ganhando força, e se aproxime das ilhas de Ishigaki, Miyako e outras ilhas do sudoeste da prefeitura de Okinawa em meados da próxima semana.
Simultaneamente, a tempestade tropical Jebi estava se movendo para o norte perto das Ilhas Marianas no Oceano Pacífico, bem ao sul do Japão, na manhã de sábado. A agência prevê que Jebi se aproximará das cadeias de ilhas japonesas de Ogasawara e Izu, além da região de Kanto, que inclui Tóquio, na primeira metade da próxima semana.
As autoridades meteorológicas estão instando a população a se manter atualizada com as informações mais recentes e a se preparar para possíveis impactos das tempestades. Recomenda-se que os residentes das áreas potencialmente afetadas tomem precauções adequadas e sigam as orientações das autoridades locais.
A aproximação simultânea dessas duas tempestades tropicais destaca a vulnerabilidade do Japão a eventos climáticos extremos, especialmente durante a temporada de tufões. As autoridades continuarão monitorando de perto o desenvolvimento e a trajetória de Krathon e Jebi nos próximos dias.
- Remoção de lama na região de Noto está quase concluída - 21 de dezembro de 2024 1:52 pm
- Ataque russo em Kyiv mata uma pessoa e danifica prédio com embaixadas - 21 de dezembro de 2024 1:47 pm
- Japão lança novo passaporte com recursos avançados - 21 de dezembro de 2024 1:44 pm