Tóquio, Japão, 2 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A tempestade Shanshan, que trouxe chuvas recordes para extensas áreas do Japão, enfraqueceu de tufão para depressão tropical por volta do meio-dia deste domingo (1). Apesar do enfraquecimento, a Agência Meteorológica do Japão mantém o alerta para a população, pois o fluxo contínuo de ar quente e úmido pode causar chuvas localizadas e trovoadas nas regiões de Tokai, Kinki e Kanto até segunda-feira (2).
As autoridades pedem atenção redobrada para o risco de deslizamentos de terra e inundações em áreas baixas e próximas a rios, além de alertarem para a possibilidade de raios e rajadas de vento violentas, incluindo tornados.
A tempestade causou períodos prolongados de chuva em várias regiões. Na cidade de Atami, prefeitura de Shizuoka, no centro do Japão, foi registrado um recorde de 654 milímetros de chuva nas 72 horas até as 11h de domingo, mais de três vezes a média de precipitação para todo o mês de agosto na região.
As condições atmosféricas permanecem instáveis no leste e oeste do Japão, com previsão de chuvas extremamente fortes em algumas partes do norte do país. A previsão de precipitação para as próximas 24 horas até segunda-feira à noite é de até 150 milímetros na região de Tokai, 120 milímetros em Tohoku e Kinki, e 100 milímetros em Kanto-Koshin.
O risco de deslizamentos de terra está elevado em várias áreas, com alertas em vigor em partes das prefeituras de Kanagawa, Shizuoka e Saitama.
O operador do trem-bala Tokaido Shinkansen retomou parcialmente as operações em todas as linhas logo após as 18h de domingo, mas os serviços podem ser interrompidos devido às fortes chuvas. O Sanyo Shinkansen, que liga Osaka a Fukuoka, operou com serviços reduzidos no domingo, mas planeja retornar à normalidade a partir de segunda-feira.
As principais companhias aéreas, Japan Airlines e All Nippon Airways, estão operando voos quase normalmente no domingo e planejam manter as operações regulares na segunda-feira, mas pedem aos passageiros que verifiquem seus sites para obter as informações mais recentes sobre os voos.
Algumas seções de rodovias expressas permanecem fechadas, e as autoridades recomendam que os motoristas verifiquem as últimas informações sobre as condições das estradas antes de viajar.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am