Tóquio, Japão, 18 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Uma grande tempestade tropical que está ganhando força pode se aproximar da Prefeitura de Okinawa e da região de Amami, na Prefeitura de Kagoshima, no sudoeste do Japão, na quarta-feira (18).
A Agência Meteorológica do Japão (Japan Meteorological Agency – JMA) informou que, às 6h de terça-feira (17), a tempestade tropical Pulasan estava sobre as águas próximas às Ilhas Marianas, no Oceano Pacífico, movendo-se para noroeste a uma velocidade de 30 quilômetros por hora.
A tempestade apresentava uma pressão atmosférica central de 996 hectopascais, com ventos máximos sustentados de cerca de 65 km/h em seu centro e rajadas de até 90 km/h.
A JMA prevê que a tempestade pode se aproximar mais de Okinawa e Amami na quarta-feira. Espera-se que os ventos atinjam até 54 km/h na região de Okinawa na terça-feira, com rajadas de até 90 km/h.
Para quarta-feira, a previsão é de ventos sustentados máximos de 72 km/h e rajadas de até 108 km/h nas regiões de Okinawa e Amami.
As autoridades meteorológicas alertam para:
- Mares agitados até quinta-feira
- Chuvas de até 50 mm em Okinawa até quarta-feira de manhã
- Possibilidade de 150 mm de chuva em Amami e 100 mm em Okinawa até quinta-feira de manhã
Os moradores são aconselhados a ficarem atentos a ondas altas, ventos fortes, ressacas, deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, rios cheios, raios e tornados.
A população deve se manter atualizada com as últimas informações meteorológicas e tomar precauções com antecedência.
- Hackers norte-coreanos roubam US$ 1,5 bilhão da Bybit em maior furto de cripto - 23 de fevereiro de 2025 7:28 am
- Trump quer US$500 bilhões da Ucrânia, sem nenhuma contrapartida de segurança - 23 de fevereiro de 2025 7:13 am
- Zelenskyy intensifica esforços diplomáticos para apoio internacional - 23 de fevereiro de 2025 6:58 am