Taipei, Taiwan, 22 de setembro de 2024 – Agência Central de Notícias – O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, declarou neste sábado (21) que o país se tornou uma equipe de resgate em desastres para a região Ásia-Pacífico, durante as comemorações do 25º aniversário do devastador terremoto 921. O tremor de magnitude 7,3 atingiu Jiji, no condado central de Nantou, na madrugada de 21 de setembro de 1999, causando 2.400 mortes e deixando muitas pessoas soterradas em edifícios colapsados por todo o país.
Lai visitou as ruínas da Escola Secundária Guangfu, no distrito de Wufeng em Taichung, que foram preservadas como um museu do terremoto aberto ao público. Durante a visita, o presidente relembrou como, no dia seguinte à tragédia, países como Canadá, Japão, Estados Unidos, Singapura, Coreia do Sul e Alemanha enviaram equipes de resgate para ajudar a salvar sobreviventes.
“Um quarto de século após o devastador terremoto, Taiwan se tornou um país capaz de ajudar outros durante desastres”, afirmou Lai. Ele citou como exemplo o terremoto na Turquia no ano passado, quando Taiwan imediatamente enviou uma equipe para auxiliar na busca por sobreviventes.
O presidente destacou que os trabalhadores de resgate de Taiwan não apenas atingiram padrões internacionais, mas também treinaram 53 cães que receberam certificação internacional para trabalhos de resgate em desastres. “Como resultado, o país pode fornecer assistência rápida a outras nações em necessidade”, acrescentou Lai.
Esta evolução de Taiwan, de um país que necessitava de ajuda internacional para um que agora oferece assistência, reflete o compromisso da nação em desenvolver capacidades de resposta a desastres e solidariedade internacional. A transformação do país em uma referência regional em resgate e assistência humanitária demonstra a resiliência e o progresso alcançados por Taiwan nas últimas décadas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm