5.1 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 8:41: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Rússia falha em teste de novo míssil nuclear intercontinental

Explosão do Sarmat causa danos significativos em base de lançamento.

Moscou, Rússia, 26 de setembro de 2024 – Agência de Notícias TASS – Um grupo de pesquisadores que monitora o arsenal nuclear russo informou que o país tentou realizar um teste de lançamento de um novo tipo de míssil balístico intercontinental, conhecido como Sarmat, mas o teste falhou. A análise, divulgada na segunda-feira (23) pelo Projeto de Forças Nucleares Russas, com sede em Genebra, indica que o lançamento, aparentemente realizado na quinta-feira (19), terminou em fracasso no local de testes de Plesetsk, no norte da Rússia.

O Sarmat, projetado para transportar múltiplas ogivas nucleares, é considerado uma peça-chave na modernização do arsenal nuclear russo. Segundo o grupo de pesquisa, análises de imagens de satélite tiradas no sábado (21) confirmaram que o local de testes sofreu danos sérios, com incêndios que continuaram por mais de 24 horas. Os pesquisadores sugerem a possibilidade de o míssil ter explodido durante o processo de esvaziamento de combustível.

Pavel Podvig, diretor do grupo, afirmou em entrevista telefônica à NHK na terça-feira (24) que o teste fracassado certamente atrasará os planos da Rússia de desenvolver e implantar os mísseis Sarmat. No entanto, ele ressaltou que o impacto nas forças nucleares russas será limitado, dado o status do país como superpotência nuclear.

Este incidente contrasta com o anúncio feito pela Rússia em abril de 2022, quando declarou ter realizado com sucesso um teste de lançamento do Sarmat. Na ocasião, o presidente Vladimir Putin afirmou que a arma era capaz de superar todos os tipos de defesas antimísseis e que aqueles que tentassem ameaçar a Rússia mudariam de ideia.

O fracasso deste teste levanta questões sobre o progresso real do programa de modernização nuclear russo e pode ter implicações significativas para a postura estratégica do país no cenário internacional.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img