Tóquio, Japão, 8 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Nippon – Quatro parlamentares entraram na disputa pela liderança do Partido Democrático Constitucional (PDC), o maior grupo de oposição do Japão. Os candidatos são Yoshihiko Noda, ex-primeiro-ministro; Yukio Edano, ex-presidente do partido; Kenta Izumi, atual líder; e Harumi Yoshida, parlamentar novata.
Propostas dos candidatos
Em coletiva de imprensa realizada no sábado (7), os candidatos apresentaram suas propostas:
- Noda expressou preocupação com a situação política atual, prometendo liderar esforços conjuntos com outros partidos de oposição para combater a corrupção.
- Edano afirmou que o Japão está em uma encruzilhada, defendendo que o partido deve “apresentar um caminho claro para a reforma política e oferecer uma visão que atenda às expectativas do povo”.
- Izumi destacou o trabalho construtivo do partido no desenvolvimento de políticas, enfatizando a necessidade de construir um novo governo.
- Yoshida propôs uma política livre de práticas convencionais, defendendo um ciclo positivo que combine educação e economia para elevar o padrão de vida de todos os cidadãos.
A campanha de 17 dias deve se concentrar em estratégias para desafiar a coalizão governista. Os tópicos provavelmente incluirão o escândalo de fundos secretos do Partido Liberal Democrático (PLD), principal partido do governo, propostas de reforma política e o fortalecimento da cooperação entre os membros do bloco de oposição.
Parlamentares, membros de assembleias locais e membros gerais do partido estão aptos a votar. A contagem dos votos ocorrerá em 23 de setembro, após os 17 dias de campanha.
Esta eleição interna é crucial para o futuro do PDC e pode redefinir a dinâmica da oposição japonesa frente aos desafios políticos atuais. O resultado será determinante para a estratégia do partido nas próximas eleições nacionais e seu papel no cenário político do país.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm