5 C
Kóka
quinta-feira, 21 novembro, 2024 9:12: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Qualcomm sonda Intel sobre possível aquisição

Gigante de chips móveis mira expansão no mercado de PCs.

São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, 22 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A gigante americana de chips Qualcomm abordou recentemente a Intel, outra grande fabricante de semicondutores dos EUA, sobre uma possível aquisição, segundo informações do Wall Street Journal publicadas neste sábado (21). De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, a Qualcomm fez a abordagem nos últimos dias.

A Intel, que atua tanto no design quanto na fabricação por contrato de chips, tem enfrentado uma queda em seus negócios. O Wall Street Journal afirma que um acordo para a Intel, avaliada em cerca de 93 bilhões de dólares, seria “um dos maiores e mais consequentes” dos últimos anos no setor de tecnologia.

No entanto, as fontes ressaltaram que uma aquisição está longe de ser certa. Mesmo que a Intel se mostre receptiva, um negócio desse porte certamente atrairia o escrutínio das autoridades antitruste.

A competição no mercado de semicondutores tem se intensificado com rivais como a taiwanesa TSMC, especializada em fabricação por contrato, e a Nvidia, líder mundial na produção de chips para inteligência artificial generativa. Em resposta a esse cenário desafiador, a Intel anunciou na segunda-feira (16) que irá separar seu negócio de fabricação de chips por contrato em uma subsidiária, visando facilitar a captação de recursos.

A Qualcomm, maior designer mundial de semicondutores para smartphones, tem buscado expandir sua atuação na produção de chips para computadores pessoais, segmento onde a Intel ainda mantém uma posição dominante. Esta possível aquisição poderia representar uma mudança significativa no panorama da indústria de semicondutores, unindo duas das maiores empresas do setor nos Estados Unidos.

Analistas do setor apontam que, se concretizada, a aquisição poderia fortalecer a posição da Qualcomm no mercado de PCs e servidores, enquanto ofereceria à Intel acesso à expertise da Qualcomm em chips móveis e tecnologias 5G. No entanto, os desafios regulatórios e a complexidade da integração entre as duas empresas permanecem como obstáculos significativos para a realização do negócio.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img