Tóquio, Japão, 9 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O governo japonês anunciou hoje uma revisão ligeiramente para baixo do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país no segundo trimestre de 2024. O ajuste ocorreu principalmente devido a gastos menores de consumidores e empresas em comparação com as estimativas iniciais.
De acordo com o Gabinete do Governo, a economia japonesa expandiu-se em termos reais a uma taxa anualizada de 2,9% no período de abril a junho, em comparação com o trimestre anterior. Este número representa uma revisão para baixo em relação à estimativa preliminar de 3,1% divulgada no mês passado.
Apesar da revisão, o resultado ainda marca a primeira expansão econômica em dois trimestres, sinalizando uma recuperação gradual da economia japonesa.
O consumo privado, que representa mais da metade do PIB do Japão, cresceu 0,9%, ligeiramente abaixo da leitura preliminar de 1%. Este aumento marca o primeiro resultado positivo em cinco trimestres, indicando uma melhora no sentimento dos consumidores.
Os investimentos de capital das empresas também foram revisados para baixo, registrando um aumento de 0,8% em comparação com a estimativa anterior de 0,9%.
Analistas econômicos estão atentos para verificar se os consumidores continuarão a aumentar seus gastos nos próximos meses, o que será crucial para sustentar o crescimento econômico do país.
A revisão, embora modesta, destaca os desafios contínuos que a terceira maior economia do mundo enfrenta em sua busca por uma recuperação econômica sustentável em meio a incertezas globais e pressões inflacionárias domésticas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm