Tóquio, Japão, 12 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A corrida pela liderança do Partido Liberal Democrático (PLD), principal partido governista do Japão, foi oficialmente iniciada nesta quinta-feira (12). Com um número recorde de nove candidatos concorrendo sob o sistema atual, o vencedor desta eleição deverá se tornar o próximo primeiro-ministro do país.
Os candidatos que disputam a presidência do partido são: Sanae Takaichi, Ministra da Segurança Econômica; Takayuki Kobayashi, ex-Ministro da Segurança Econômica; Yoshimasa Hayashi, Secretário-Chefe do Gabinete; Shinjiro Koizumi, ex-Ministro do Meio Ambiente; Yoko Kamikawa, Ministra das Relações Exteriores; Katsunobu Kato, ex-Secretário-Chefe do Gabinete; Taro Kono, Ministro da Transformação Digital; Shigeru Ishiba, ex-Secretário-Geral do PLD; e Toshimitsu Motegi, atual Secretário-Geral do partido.
Esta eleição ocorre em um momento importante para o PLD, que busca recuperar a confiança pública abalada por um escândalo envolvendo financiamento político. O processo eleitoral, que durará duas semanas, permitirá que membros do PLD no parlamento e filiados de base em todo o país participem da votação.
A contagem dos votos está programada para o dia 27 de setembro, quando será conhecido o novo líder do partido e provável sucessor do atual primeiro-ministro Fumio Kishida. O vencedor deverá assumir o cargo de primeiro-ministro quando a Dieta, o parlamento japonês, se reunir no início do próximo mês.
Esta eleição é considerada uma das mais imprevisíveis da história recente do PLD, devido ao grande número de candidatos e às mudanças nas regras internas do partido. O resultado terá implicações significativas não apenas para a política interna do Japão, mas também para suas relações internacionais e posicionamento geopolítico na região.
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm
- EUA iniciam contagem de votos na eleição presidencial - 6 de novembro de 2024 8:15 am