Díli, Timor-Leste, 11 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Lusa – O Papa Francisco chegou a Timor-Leste nesta segunda-feira (9) como parte de sua turnê de 12 dias pelo Sudeste Asiático e nações do Pacífico. Esta é a primeira visita papal ao país desde sua independência em 2002, marcando um momento histórico para a nação predominantemente católica.
Milhares de pessoas lotaram as ruas da capital Díli para dar as boas-vindas ao pontífice. Um morador local expressou sua alegria: “Estou muito feliz que o Papa esteja aqui, trazendo paz e amor para Timor-Leste.”
Após sua chegada, o Papa Francisco se encontrou com o Presidente José Ramos-Horta. Em uma coletiva de imprensa conjunta, o pontífice elogiou a resistência do povo timorense na recuperação de sua independência após 27 anos de ocupação indonésia.
“Timor-Leste viveu seus anos de paixão e sua maior provação. Sofreu. A partir daí, o país foi capaz de se reerguer, encontrando um caminho de paz e se abrindo para uma nova fase”, declarou o Papa. Ele também elogiou os esforços do país para alcançar a reconciliação com a Indonésia.
Esta visita papal é vista como um momento de grande significado para Timor-Leste, reafirmando o apoio da Igreja Católica ao país e reconhecendo sua jornada desde a independência. A última visita papal ao território ocorreu em 1989, quando o Papa João Paulo II visitou o então Timor Oriental, ainda sob domínio indonésio.
A visita do Papa Francisco a Timor-Leste faz parte de uma turnê mais ampla pela região Ásia-Pacífico, que inclui paradas na Indonésia, Papua Nova Guiné e Singapura. O pontífice seguirá para Singapura, seu destino final, ainda esta semana.
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am
- Estudantes Embaixadores da Paz de Hiroshima coletam assinaturas pela abolição de armas nucleares - 23 de dezembro de 2024 4:48 am