3 C
Kóka
domingo, 12 janeiro, 2025 8:58: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

ONU realiza cúpula para discutir metas de sustentabilidade

Líderes mundiais buscam acelerar progresso dos ODS até 2030.

Nova York, Estados Unidos, 22 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A Organização das Nações Unidas (ONU) realizará neste domingo (23) e segunda-feira (24) a Cúpula do Futuro, um encontro de líderes mundiais para discutir o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento antecede as reuniões de alto nível da Assembleia Geral da ONU, programadas para a próxima semana em Nova York.

Os ODS, um conjunto de políticas acordadas pelos membros da ONU, visam abordar questões como pobreza, mudanças climáticas, guerras e outros conflitos até 2030. A cúpula tem como objetivo recolocar o progresso dessas metas nos trilhos, diante dos desafios enfrentados nos últimos anos.

Amina Mohammed, vice-secretária-geral da ONU e idealizadora dos ODS, destacou em entrevista à NHK a importância do encontro para alcançar o que ela chama de “segurança humana”. “Os ODS são um bom roteiro para acabar com a pobreza. E quando você acaba com a pobreza, você traz de volta a dignidade na vida de uma pessoa, menos frustração e menos razões para desistir e se juntar a conflitos”, afirmou Mohammed.

A vice-secretária-geral convocou os participantes a trazerem para a cúpula liderança, visão e ação. Apesar das críticas enfrentadas pelo Conselho de Segurança da ONU sobre o papel das instituições multilaterais, Mohammed defendeu a organização como “nossa prefeitura para a aldeia global” para expressar questões e encontrar soluções.

Durante a cúpula, os líderes declararão um Pacto para o Futuro, delineando ideias para revigorar o multilateralismo, implementar compromissos existentes e concordar com soluções para novos desafios, visando restaurar a confiança na cooperação internacional.

A Cúpula do Futuro representa um momento crucial para a comunidade internacional reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e encontrar caminhos para acelerar o progresso dos ODS nos próximos anos.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img