-0 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 6:14: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

ONU adota Pacto para o Futuro em meio a divergências

Rússia e outros países expressam insatisfação com o documento.

Nova York, Estados Unidos, 22 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – Líderes mundiais reunidos na Cúpula do Futuro das Nações Unidas adotaram hoje um documento de resultados que estabelece diretrizes de ação para a comunidade internacional resolver questões globais. A cúpula de dois dias foi aberta na sede da ONU em Nova York neste domingo (22), antecedendo o debate anual da Assembleia Geral da ONU.

O Pacto para o Futuro, adotado no início da reunião, contém cinco capítulos: “Desenvolvimento sustentável e financiamento para o desenvolvimento”, “Paz e segurança internacionais”, “Ciência, tecnologia e inovação e cooperação digital”, “Juventude e gerações futuras” e “Transformando a governança global”.

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, conclamou a comunidade internacional a enfrentar conjuntamente as mudanças climáticas e outros desafios compartilhados. Ele afirmou: “Ao longo da minha vida – seja como ativista político ou nas Nações Unidas – aprendi que as pessoas nunca concordam sobre o passado. Para construir confiança, devemos começar com o presente e olhar para o futuro.”

No entanto, antes da adoção do texto, seis países, incluindo Rússia, Coreia do Norte e Irã, introduziram uma emenda e expressaram insatisfação, alegando que o pacto poderia interferir nos assuntos internos de outros países. O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Vershinin, declarou que o texto contém conteúdo adequado apenas aos países ocidentais.

A objeção desses países expôs divisões dentro da comunidade internacional, destacando os desafios contínuos na busca de consenso global sobre questões críticas. Apesar dessas divergências, a adoção do Pacto para o Futuro representa um passo significativo nos esforços da ONU para abordar os desafios globais de forma coordenada.

A implementação efetiva do pacto e a superação das divisões expostas durante a cúpula serão cruciais para o sucesso das iniciativas propostas e para o fortalecimento da cooperação internacional nos próximos anos.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img