Tóquio, Japão, 19 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O gigante japonês das telecomunicações NTT Group anunciou planos para ingressar no mercado de transmissão e distribuição de eletricidade, utilizando um sistema que controla centralmente a energia renovável dentro das redes elétricas.
A NTT Anode Energy, subsidiária do grupo, desenvolveu o sistema de controle de rede utilizando tecnologia de comunicações avançada. O sistema analisa a produção de energia de fontes renováveis e armazena eletricidade em baterias quando necessário.
A quantidade de eletricidade gerada por fontes solares e outras renováveis varia amplamente dependendo das condições climáticas. Um desequilíbrio entre oferta e demanda poderia levar a apagões massivos.
Para o desenvolvimento do projeto, a subsidiária da NTT fez parcerias com outras empresas, incluindo a NEC e a Mitsubishi Electric. Um teste está programado para começar ainda este mês na província de Gifu, no centro do Japão.
A NTT afirma que pretende fornecer o sistema para as principais companhias de energia e espera entrar no mercado de transmissão e distribuição por conta própria já no próximo ano.
Se a NTT obtiver aprovação governamental, se tornará a primeira nova entrante no mercado de distribuição de energia do Japão desde que o setor foi aberto há dois anos.
Esta iniciativa marca um passo significativo na diversificação dos negócios da NTT e pode trazer mudanças importantes para o setor energético japonês, especialmente no que diz respeito à integração e gerenciamento de fontes de energia renovável.
- Juiz adia decisão sobre caso de suborno envolvendo Trump - 13 de novembro de 2024 9:04 am
- Ataque com carro em Zhuhai deixa 35 mortos e choca China - 13 de novembro de 2024 8:58 am
- Trump escolhe aliados para cargos-chave de segurança - 13 de novembro de 2024 8:51 am