Tóquio, Japão, 19 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Nippon Steel, gigante siderúrgica japonesa, reapresentou seu plano de aquisição da US Steel, conforme apurado pela NHK. A medida visa aumentar as chances de obter a aprovação de Washington para o negócio.
Meios de comunicação ocidentais relatam que o governo dos EUA deve adiar sua decisão sobre a aquisição para após as eleições presidenciais de novembro. O acordo entre as duas siderúrgicas, firmado em dezembro do ano passado, está sob análise do Comitê de Investimento Estrangeiro dos EUA (CFIUS), mas se viu envolto em controvérsias devido ao contexto eleitoral.
Na terça-feira (17), veículos de mídia informaram que o CFIUS provavelmente permitiria que a empresa japonesa reapresentasse sua proposta. A Nippon Steel se recusou a comentar sobre a revisão do comitê.
O sindicato United Steelworkers e alguns funcionários da administração Biden manifestaram oposição à aquisição. No entanto, o Washington Post relatou na sexta-feira (13) que o presidente Joe Biden não está pronto para tomar uma decisão, devido a fortes preocupações de que a economia local possa sofrer se o negócio não for concretizado.
Esta movimentação da Nippon Steel demonstra a complexidade das negociações internacionais no setor siderúrgico, especialmente em um ano eleitoral nos Estados Unidos. O desfecho deste acordo pode ter implicações significativas para ambas as empresas e para as relações econômicas entre Japão e EUA.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am