Tóquio, Japão, 11 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, anunciou sua candidatura à liderança do Partido Liberal Democrático (PLD), principal partido governista do país. Kamikawa, que já obteve as endossações necessárias para concorrer, declarou que irá “trabalhar incansavelmente para que o povo clame por sua primeira Primeira-Ministra mulher”.
Além do cargo atual de ministra das Relações Exteriores, Kamikawa já ocupou as posições de ministra da Justiça e ministra encarregada de medidas contra o declínio da taxa de natalidade. Ela planeja realizar uma coletiva de imprensa na quarta-feira (11) para anunciar suas principais propostas políticas.
A disputa pela liderança do PLD foi desencadeada no mês passado, quando o Primeiro-Ministro Kishida Fumio anunciou que não concorreria à reeleição. O sucessor escolhido nesta eleição se tornará o próximo primeiro-ministro do Japão.
A campanha eleitoral oficial terá início na quinta-feira (12), com o vencedor sendo decidido em 27 de setembro. A candidatura de Kamikawa adiciona diversidade à corrida pela liderança do PLD e reflete uma tendência crescente de participação feminina na política japonesa de alto escalão.
Como uma figura experiente no governo, Kamikawa traz consigo um histórico diversificado em assuntos internacionais e domésticos. Sua candidatura não apenas representa uma oportunidade histórica para o Japão ter sua primeira mulher como primeira-ministra, mas também sinaliza uma possível mudança na abordagem do país em questões cruciais como relações exteriores, reforma judicial e políticas demográficas.
- EUA, Japão e Coreia do Sul criam secretaria trilateral - 16 de novembro de 2024 9:29 am
- Japão se candidata a sediar a Cúpula APEC de 2031 - 16 de novembro de 2024 9:20 am
- Kim Jong Un ordena produção em massa de drones suicidas - 16 de novembro de 2024 9:13 am