15.4 C
Kóka
sábado, 21 setembro, 2024 11:51: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Kishida faz última viagem aos EUA como premiê japonês

Visita inclui encontros com Biden e líderes do Quad.

Tóquio, Japão, 21 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, inicia neste sábado (21) sua última viagem oficial aos Estados Unidos antes de deixar o cargo. A visita de quatro dias tem como objetivo fortalecer os laços com Washington e outros parceiros estratégicos.

Kishida partirá do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, pela manhã. Sua agenda inclui um encontro bilateral com o presidente Joe Biden na residência particular do líder americano em Delaware. Este encontro é visto como uma oportunidade para reafirmar a aliança entre Japão e Estados Unidos em um momento de crescentes tensões geopolíticas na região do Indo-Pacífico.

O premiê japonês também participará de uma cúpula do Quad, grupo que reúne Japão, Estados Unidos, Austrália e Índia. Espera-se que os líderes concordem em intensificar a cooperação em segurança marítima, em resposta à crescente assertividade da China na região.

Além disso, Kishida discursará na Cúpula do Futuro, evento paralelo à Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York. O líder japonês deve aproveitar a oportunidade para defender a reforma da ONU, enfatizar a importância da ordem internacional baseada em regras e promover esforços para a abolição de armas nucleares.

Um encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, que também estará nos Estados Unidos, está previsto. Kishida deve reafirmar o apoio do Japão à Ucrânia e a manutenção das sanções contra a Rússia.

Esta viagem marca o encerramento da carreira de Kishida como primeiro-ministro, após seu anúncio no mês passado de que não buscará a reeleição como líder do Partido Liberal Democrático. Seu sucessor deverá assumir o cargo de primeiro-ministro, dada a maioria da coalizão governista em ambas as câmaras da Dieta japonesa.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img