Pyongyang, Coreia do Norte, 22 de setembro de 2024 – Agência Central de Notícias da Coreia – O ditador norte-coreano Kim Jong Un prometeu continuar fortalecendo os laços amistosos de Pyongyang com a China em uma mensagem de resposta ao presidente chinês Xi Jinping. A declaração foi publicada neste domingo (22) na primeira página do jornal Rodong Sinmun, órgão oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.
A mensagem de Kim, datada de 15 de setembro, foi enviada em resposta aos cumprimentos de Xi pelo 76º aniversário da fundação da Coreia do Norte, celebrado em 9 de setembro. Kim expressou sua gratidão a Xi pelas “sinceras congratulações pela ocasião do 76º aniversário” de seu país.
O ditador norte-coreano afirmou que “é o desejo comum dos povos dos dois países consolidar e desenvolver constantemente” a amizade entre a Coreia do Norte e a China. Kim também se disse convencido de que “bons resultados continuarão sendo alcançados na realização da causa comum dos dois partidos”.
Analistas observam que as relações entre Coreia do Norte e China têm se tornado relativamente distantes, em contraste com a crescente cooperação militar e econômica de Pyongyang com Moscou, em meio à guerra na Ucrânia. Notou-se também que expressões enfatizando amizade e cooperação foram menos frequentes tanto na mensagem de Xi quanto na resposta de Kim, em comparação com o ano anterior.
A atenção agora se volta para a possibilidade de a Coreia do Norte enviar uma delegação para as comemorações do 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas com a China, em 6 de outubro, tendo em mente Washington como adversário comum.
Esta troca de mensagens entre Kim e Xi ocorre em um momento crucial para as relações regionais, com a Coreia do Norte buscando equilibrar suas alianças entre China e Rússia, enquanto enfrenta pressões internacionais devido a seu programa nuclear.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm