Tóquio, Japão, 12 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O governo japonês expressou hoje grave preocupação com os exercícios militares conjuntos planejados pela China e Rússia. O porta-voz do governo, Yoshimasa Hayashi, afirmou que Tóquio está acompanhando atentamente os desenvolvimentos.
O Ministério da Defesa da China anunciou na segunda-feira (9) que forças russas participarão de exercícios militares chineses no Mar do Japão, enquanto a marinha chinesa se juntará aos exercícios navais russos no Pacífico.
Hayashi destacou a dificuldade em avaliar as intenções e propósitos desses exercícios. Ele observou que, nos últimos anos, China e Rússia têm realizado treinamentos conjuntos envolvendo navios e bombardeiros.
“O Japão vê esses próximos exercícios como parte dos esforços dos dois países para fortalecer sua aliança militar”, declarou Hayashi em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (11).
O porta-voz assegurou que o Japão continuará a coletar e analisar informações, além de fazer o máximo em suas atividades de monitoramento e vigilância.
Essas manobras militares ocorrem em um contexto de crescentes tensões geopolíticas na região. O Japão, aliado dos Estados Unidos, tem expressado preocupações sobre a assertividade militar da China e a cooperação estratégica entre Pequim e Moscou.
A realização desses exercícios no Mar do Japão e no Pacífico é vista por analistas como uma demonstração de força e unidade entre China e Rússia, em um momento de relações tensas com o Ocidente.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am