Tóquio, Japão, 29 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Um destróier da Força Marítima de Autodefesa do Japão e navios de guerra de outros quatro países realizaram um exercício conjunto no Mar do Sul da China no sábado (28). O Ministério da Defesa japonês informou que o destróier Sazanami participou da manobra na zona econômica exclusiva das Filipinas, juntamente com cinco outras embarcações dos Estados Unidos, Filipinas, Austrália e Nova Zelândia.
Este exercício marca a primeira Atividade Cooperativa Marítima entre os cinco países. As tripulações dos navios se comunicaram entre si e navegaram em formação. O ministério japonês afirmou que a atividade visa defender as liberdades de navegação e sobrevoo, além de respeitar os direitos marítimos sob a lei internacional.
Fontes informadas relataram que o destróier japonês e navios da Austrália e Nova Zelândia navegaram pelo Estreito de Taiwan antes do exercício. O governo chinês expressou sua oposição à passagem do destróier, chamando-a de ato provocativo que mina a soberania e segurança da China.
A manobra ocorre em um contexto de crescentes tensões na região. Em agosto, navios do governo chinês colidiram com embarcações governamentais filipinas no Mar do Sul da China, e o lado chinês disparou canhões de água. Aeronaves militares chinesas também lançaram sinalizadores contra aviões filipinos.
Este exercício conjunto reflete a crescente cooperação militar entre os países aliados na região, em resposta à assertividade da China no Mar do Sul da China. A participação do Japão, em particular, marca uma mudança significativa em sua postura de defesa, sinalizando um papel mais ativo na segurança regional.
- Trump e Biden se encontram na Casa Branca após eleição - 14 de novembro de 2024 12:20 pm
- Duterte admite ter matado 4 suspeitos na guerra às drogas - 14 de novembro de 2024 11:48 am
- Primeiro-ministro japonês viajará para cúpulas da APEC e G20 - 14 de novembro de 2024 11:39 am