3.1 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 4:52: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Israel ataca sede do grupo terrorista Hezbollah em Beirute com ataques aéreos

Operação militar eleva tensões e provoca êxodo de civis.

Beirute, Líbano, 28 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Al Jazeera – Israel realizou ataques em larga escala nos subúrbios da capital libanesa, Beirute, na sexta-feira (27), descrevendo a ação como um “ataque preciso” à sede do Hezbollah. Múltiplos ataques aéreos atingiram a área, causando enormes colunas de fumaça.

Relatos da mídia israelense indicam que o principal alvo era o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah. O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, declarou: “O Hezbollah deve ser detido. Israel está fazendo o que qualquer estado soberano no mundo faria se tivesse uma organização terrorista que busca sua destruição em sua fronteira”.

Paramédicos e equipes de resgate vasculharam os escombros em busca de sobreviventes. O Ministério da Saúde libanês informou que pelo menos duas pessoas morreram e 76 ficaram feridas. Um funcionário da ONU relatou que mais de 30.000 pessoas fugiram para a Síria vizinha nas últimas 72 horas.

Israel também sinalizou uma possível operação terrestre, anunciando na sexta-feira a mobilização de duas brigadas de reserva para o norte do país, aumentando os temores de um conflito mais amplo.

Esta escalada militar ocorre em um momento de crescentes tensões na região. Os Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia apelaram por uma cessação temporária das hostilidades no Líbano, propondo uma trégua imediata de 21 dias. No entanto, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou em seu discurso na Assembleia Geral da ONU que Israel continuará sua ofensiva contra o Hezbollah.

O conflito já causou o deslocamento de aproximadamente 90.000 pessoas no Líbano desde segunda-feira (23), somando-se aos 110.000 que já haviam deixado suas residências anteriormente, conforme relatado pela ONU.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img