Tóquio, Japão, 21 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A inflação ao consumidor no Japão acelerou pelo quarto mês consecutivo em agosto, impulsionada principalmente pelo aumento nos preços dos alimentos. De acordo com o Ministério de Assuntos Internos, o índice de preços ao consumidor, excluindo alimentos frescos, registrou um aumento de 2,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, um acréscimo de 0,1 ponto percentual em comparação a julho.
O índice principal tem se mantido entre 2% e 3% por 12 meses consecutivos, indicando uma persistente pressão inflacionária na economia japonesa. Os itens alimentícios não frescos apresentaram um aumento de 2,9%, 0,3 pontos percentuais acima do registrado em julho.
A escalada nos preços dos alimentos está causando preocupação entre os consumidores japoneses, que enfrentam escassez de arroz em alguns locais. O preço médio no atacado em agosto atingiu o nível mais alto para o mês desde o início dos registros.
Esta tendência de aumento na inflação coloca pressão sobre o Banco do Japão para reconsiderar sua política monetária ultra-flexível, que tem sido mantida há anos para estimular a economia e combater a deflação. Analistas econômicos estão atentos para possíveis mudanças na postura do banco central nas próximas reuniões de política monetária.
O governo japonês e o Banco do Japão continuam monitorando de perto a situação, buscando equilibrar o crescimento econômico com a estabilidade de preços em um cenário global desafiador.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am