Beirute, Líbano, 26 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O grupo terrorista xiita libanês Hezbollah lançou seu primeiro míssil balístico em direção aos subúrbios de Tel Aviv, no centro de Israel, nesta quarta-feira (25). As forças israelenses afirmam ter interceptado o projétil.
O Hezbollah anunciou que o míssil tinha como alvo a sede da agência de inteligência israelense Mossad, nos arredores de Tel Aviv, a maior cidade comercial de Israel. O grupo justificou o ataque alegando que o Mossad está envolvido no assassinato de seus líderes e na detonação de explosivos usando pagers e dispositivos sem fio.
O exército israelense informou que interceptou o míssil com seu sistema de defesa aérea e atacou uma instalação militar no sul do Líbano, de onde o projétil teria sido lançado. Recentemente, o Hezbollah tem realizado uma série de ataques com foguetes contra o norte de Israel.
Meios de comunicação israelenses relatam que este foi o primeiro ataque do Hezbollah ao centro de Israel na atual rodada de conflitos, utilizando um míssil balístico de maior alcance. O incidente elevou as preocupações sobre uma possível escalada nas tensões regionais.
As forças israelenses têm realizado repetidos ataques aéreos contra depósitos de armas e outros alvos do Hezbollah no sul do Líbano. A agência de refugiados da ONU, ACNUR, informou na terça-feira (24) que uma funcionária e sua filha foram mortas em um ataque de míssil israelense no leste do Líbano, apelando a ambos os lados para protegerem civis e trabalhadores humanitários.
O Ministério da Saúde do Líbano relatou que os bombardeios aéreos israelenses já causaram 558 mortes no país, incluindo 50 crianças e 94 mulheres, até terça-feira (24).
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm