3.1 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 6:18: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Grupos empresariais alertam sobre pressão em aquisição

Carta a Yellen pede imparcialidade na análise da compra da US Steel.

Washington, Estados Unidos, 13 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters –  Importantes grupos empresariais japoneses e americanos enviaram uma carta conjunta à Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, expressando preocupação com a “pressão política” contra a proposta de aquisição da US Steel pela Nippon Steel. O documento alerta que “o clima de investimento da América será severamente prejudicado se tal interferência política prevalecer”.

A carta, datada de quarta-feira (11), foi assinada pela Keidanren (Federação Empresarial do Japão), pela Câmara de Comércio dos EUA e pela Aliança Empresarial Global, que representa cerca de 200 empresas que investem nos Estados Unidos.

Yellen preside o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), responsável pela análise do plano de aquisição. Os signatários expressam temor de que o processo de revisão esteja sendo usado para “promover agendas políticas fora do escopo do comitê, colocando em risco a economia e os trabalhadores dos EUA”.

O documento enfatiza que os Estados Unidos atraem um alto nível de investimento de empresas internacionais devido ao seu “compromisso com o estado de direito” e à “previsibilidade e estabilidade” de seu marco regulatório.

Esta manifestação ocorre em um momento crítico para a proposta de aquisição da US Steel pela Nippon Steel, avaliada em $14,1 bilhões. O negócio enfrenta oposição de sindicatos e políticos, incluindo o presidente Joe Biden, em um ano eleitoral nos EUA.

A carta argumenta que o CFIUS “nunca deve se tornar uma ferramenta para posicionamento político e não deve se transformar em política industrial disfarçada de segurança nacional”. Os grupos empresariais alertam que a politização do processo de revisão de investimentos estrangeiros pode prejudicar a atratividade dos EUA para futuros investimentos internacionais.

A decisão final sobre a aquisição terá implicações significativas não apenas para as empresas envolvidas, mas também para as relações econômicas entre EUA e Japão e para o cenário geopolítico mais amplo, especialmente em relação à competição com a China no setor siderúrgico global.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img