6 C
Kóka
sábado, 21 dezembro, 2024 8:47: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Grupo terrorista Hezbollah ataca região próxima a Haifa, no norte de Israel

Grupo libanês lança mísseis em resposta a explosões no Líbano.

Tel Aviv, Israel, 23 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O grupo terrorista xiita libanês Hezbollah lançou um ataque contra uma área próxima à cidade israelense de Haifa, no norte do país, neste domingo (22). O grupo afirmou que bombardeou complexos da indústria militar ao norte de Haifa, em resposta inicial às explosões fatais envolvendo pagers e outros dispositivos de comunicação portáteis no Líbano na semana passada.

Segundo o Hezbollah, o ataque envolveu dezenas de mísseis Fadi-1, Fadi-2 e Katyusha. As Forças de Defesa de Israel (FDI) relataram que aproximadamente 150 foguetes, mísseis de cruzeiro e drones foram lançados em direção ao território israelense. Apesar de altas taxas de interceptação, houve um pequeno número de impactos, com a mídia local reportando cinco pessoas feridas.

O vice-secretário geral do Hezbollah, Naim Qassem, declarou em um discurso que o grupo entrou em uma nova fase de uma “batalha de acerto de contas sem fim”. Em resposta, as forças israelenses afirmaram ter atingido cerca de 290 alvos no sul do Líbano, incluindo lançadores do Hezbollah, e prometeram continuar as operações para desmantelar e degradar as capacidades do grupo.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu emitiu uma declaração afirmando que nos últimos dias Israel infligiu uma série de golpes ao Hezbollah que o grupo nunca imaginou. Netanyahu garantiu que Israel tomará todas as medidas necessárias para restaurar a segurança.

Este ataque marca uma significativa escalada nas tensões entre Israel e o Hezbollah, que já vinham trocando fogo desde o início do conflito em Gaza há quase um ano. A situação ameaça expandir o conflito para uma guerra mais ampla na região, com implicações potencialmente graves para a estabilidade do Oriente Médio.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img