15.4 C
Kóka
sábado, 21 setembro, 2024 10:14: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Famílias de idosos com demência desaparecidos se unem

Novo grupo busca apoio e visibilidade para casos no Japão.

Tóquio, Japão, 21 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Famílias de pessoas com demência desaparecidas no Japão lançaram um novo grupo para dar visibilidade ao problema. Aiko Eto, representante do grupo Ishidatami, realizou uma coletiva de imprensa em Tóquio na sexta-feira (20) para anunciar a iniciativa.

Eto destacou a necessidade de unir as famílias de pacientes com demência desaparecidos ou suspeitos de terem a doença para que possam ter voz como uma organização. A medida surge em resposta ao crescente número de casos no país.

Segundo dados da polícia, mais de 19.000 pessoas com demência ou suspeita da doença foram reportadas como desaparecidas em 2023, o maior número desde o início da compilação dos dados em 2012, quando cerca de 9.600 casos foram registrados. Do total de desaparecidos no ano passado, 502 foram confirmados mortos e 250 ainda não foram localizados até o final do ano.

O grupo Ishidatami realizou uma pesquisa com famílias de pessoas desaparecidas, identificando desafios como a falta de conhecimento sobre como solicitar buscas além das fronteiras das prefeituras e problemas relacionados à suspensão de pagamentos de pensão enquanto ainda são cobrados prêmios de seguro de cuidados de longa duração.

Entre os objetivos do grupo estão solicitar ao governo e municípios a criação de serviços de consulta para as famílias, estabelecer locais de encontro e apoio mútuo, além de buscar informações sobre como iniciar buscas e orientações para famílias de pessoas desaparecidas por longos períodos.

Takao Suzuki, especialista do Centro Nacional de Geriatria e Gerontologia, ressalta que a maioria das pessoas desconhece as dificuldades e o desgaste emocional enfrentados pelas famílias nessas situações. Ele também aponta a falta de sistemas de cuidado e suporte para aqueles cujos familiares permanecem desaparecidos.

O especialista espera que o novo grupo possa advogar por mais esforços para abordar essa questão, que se torna cada vez mais relevante com o envelhecimento da população japonesa.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img