Tóquio, Japão, 5 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministério da Agricultura do Japão anunciou nesta terça-feira (3) que as exportações de arroz do país atingiram um recorde histórico para o período de janeiro a julho de 2024. Foram exportadas 24.469 toneladas de arroz, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando o maior volume desde que o ministério começou a coletar esses dados em 2014.
Hong Kong, Estados Unidos e Singapura são os principais destinos do arroz japonês. Segundo funcionários do ministério, o aumento significativo nas exportações deve-se principalmente à crescente demanda de restaurantes japoneses na Ásia e nos Estados Unidos.
Enquanto as exportações prosperam, o mercado doméstico japonês enfrenta uma escassez de arroz em supermercados e lojas. Os estoques tendem a diminuir antes da distribuição da nova colheita, e recentes terremotos e tufões levaram alguns consumidores a comprar mais do que o habitual.
O Ministro da Agricultura, Sakamoto Tetsushi, ressaltou que os estoques comerciais de arroz do Japão estavam em 1,56 milhão de toneladas no final de junho, superando significativamente o volume total exportado em 2023, que foi de 37.000 toneladas.
Este recorde nas exportações de arroz reflete não apenas a crescente popularidade da culinária japonesa no exterior, mas também os esforços do governo japonês em promover seus produtos agrícolas internacionalmente. O sucesso nas exportações de arroz pode servir como modelo para outros setores agrícolas do país, contribuindo para a diversificação da economia japonesa.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am