Washington, Estados Unidos, 7 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, sinalizou que os Estados Unidos, juntamente com os parceiros mediadores Egito e Catar, podem apresentar uma nova proposta de cessar-fogo para Israel e Hamas “nos próximos dias”.
Em declarações à imprensa no Haiti na quinta-feira (5), Blinken discutiu as negociações em andamento para um cessar-fogo e a libertação de reféns. “90% está acordado, mas ainda restam algumas questões críticas onde precisamos obter consenso”, afirmou o secretário.
Blinken ressaltou que os EUA, Egito e Catar estão em “discussões muito ativas” e acrescentou: “Espero que nos próximos dias compartilhemos com Israel, e eles com o Hamas, nossos pensamentos, nós três, sobre exatamente como resolver as questões pendentes restantes”.
Um dos principais pontos de discórdia é a insistência do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na continuidade da presença militar israelense no corredor de Filadélfia, uma área estratégica na Faixa de Gaza que faz fronteira com o Egito. O Hamas rejeita qualquer presença israelense nessa região.
Meios de comunicação americanos relataram anteriormente que a próxima proposta pode ser um acordo “final”, o que significa que, se Israel e Hamas não a aceitarem, isso poderia marcar o fim das negociações lideradas pelos EUA.
A administração do presidente Joe Biden deve intensificar os esforços para alcançar um acordo entre as partes. Esta nova iniciativa surge em um momento crítico, com a região enfrentando crescentes tensões e a situação humanitária em Gaza se deteriorando rapidamente.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am