Washington, Estados Unidos, 11 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – Altos comandantes militares dos Estados Unidos e da China reafirmaram seu compromisso de manter a comunicação sobre questões de segurança, preparando o terreno para uma futura cúpula telefônica entre os líderes dos dois países.
O Ministério da Defesa da China informou que o general Wu Yanan, comandante do Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular (ELP), realizou uma videoconferência na terça-feira (10) com o almirante Samuel Paparo, chefe do Comando Indo-Pacífico dos EUA. O Comando do Teatro Sul do ELP supervisiona áreas que incluem o Mar do Sul da China.
Segundo o comunicado chinês, os dois lados “trocaram visões aprofundadas sobre questões de interesse comum”. Por sua vez, o Comando Indo-Pacífico dos EUA relatou que Paparo mencionou várias interações recentes e inseguras do ELP com aliados americanos, enfatizando a obrigação do exército chinês de cumprir leis e normas internacionais.
O almirante Paparo também instou o ELP a reconsiderar o uso de táticas perigosas e potencialmente escalatórias no Mar do Sul da China e além, ressaltando a necessidade de diálogo contínuo sobre questões preocupantes.
Esta comunicação marca a retomada de conversas suspensas entre ministros da defesa e altos oficiais militares dos dois países, baseada em um acordo firmado na cúpula entre os presidentes Joe Biden e Xi Jinping em São Francisco, em novembro passado.
Observadores apontam que, antes de uma cúpula telefônica planejada entre seus líderes no futuro próximo, EUA e China reafirmaram sua intenção de continuar o diálogo sobre questões de segurança através dessas conversas entre comandantes militares seniores.
A retomada desse canal de comunicação é vista como um passo crucial para reduzir o risco de mal-entendidos e escaladas de tensão em uma região geopoliticamente sensível como o Mar do Sul da China.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am