Washington, Estados Unidos, 7 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O governo dos Estados Unidos informou à maior siderúrgica japonesa, Nippon Steel, que sua oferta de aquisição da rival americana US Steel representa um risco à segurança nacional, segundo reportagem da Reuters.
A agência de notícias relata que um órgão interagencial americano enviou uma carta às duas siderúrgicas em 31 de agosto, alertando que a aquisição poderia interromper cadeias de suprimentos e criar riscos à segurança nacional. O documento de 17 páginas, emitido pelo Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), afirma que a aquisição pela Nippon Steel poderia “levar a uma redução na capacidade de produção doméstica”.
O comitê alega que a transação poderia prejudicar o fornecimento de aço necessário para transporte, infraestrutura, construção e agricultura. Em resposta, a Nippon Steel enviou uma carta ao governo americano propondo um acordo de segurança nacional juridicamente vinculativo para abordar as preocupações da administração Biden.
O acordo entre Nippon Steel e US Steel, anunciado em dezembro passado, enfrenta crescente oposição bipartidária nos EUA. Meios de comunicação ocidentais relataram na quarta-feira (4) que o presidente Biden está se preparando para bloquear a tentativa de aquisição.
Esta situação destaca as tensões crescentes entre interesses econômicos globais e preocupações de segurança nacional, especialmente em setores estratégicos como a siderurgia. O desfecho deste caso pode ter implicações significativas para futuras transações internacionais envolvendo indústrias consideradas críticas para a segurança nacional dos EUA.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm