12.6 C
Kóka
quarta-feira, 2 outubro, 2024 9:25: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Direita vence eleições parlamentares na Áustria

Partido da Liberdade lidera, mas enfrenta desafios para governar.

Viena, Áustria, 30 de setembro de 2024 – Agência de Notícias APA – O Partido da Liberdade (FPÖ), de direita, conquistou uma vitória histórica nas eleições parlamentares austríacas realizadas neste domingo (29), marcando a primeira vez que um partido de direita vence uma eleição nacional no país desde a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com projeções divulgadas pela emissora pública ORF, o FPÖ obteve 28,8% dos votos, superando o Partido Popular Austríaco (ÖVP), de centro-direita, que alcançou 26,3%. O Partido Social-Democrata (SPÖ) ficou em terceiro lugar, com 20,4% dos votos.

Liderado por Herbert Kickl, ex-ministro do Interior, o FPÖ baseou sua campanha em uma retórica anti-imigração e eurocética, além de adotar uma postura pró-Rússia e contrária ao apoio à Ucrânia. O partido, fundado na década de 1950 por um ex-membro do partido nazista, defende políticas restritivas contra imigrantes e refugiados.

Apesar da vitória, o FPÖ enfrenta desafios para formar um governo, já que outros partidos rejeitam uma aliança com a direita. O chanceler Karl Nehammer, do ÖVP, reiterou sua oposição a uma coalizão com Kickl, afirmando: “O que eu disse antes da eleição continua valendo após a eleição”.

O avanço do FPÖ na Áustria reflete uma tendência crescente na Europa, onde partidos de direita têm ganhado força em países como Alemanha, França e Holanda. Essa ascensão é frequentemente atribuída a preocupações com imigração, inflação e insegurança econômica.

A formação do novo governo austríaco dependerá agora de complexas negociações entre os partidos. Uma possível alternativa seria uma coalizão entre o ÖVP e o SPÖ, possivelmente incluindo o partido liberal NEOS, que obteve 9% dos votos.

O resultado final oficial será divulgado ainda esta semana, após a contagem dos votos por correspondência, mas não se espera alterações significativas no panorama geral da eleição.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img