Seul, Coreia do Sul, 9 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Yonhap – O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul confirmou que a Coreia do Norte enviou mais balões carregados de lixo em direção ao Sul na manhã deste domingo (8), marcando o quinto dia consecutivo desta atividade.
Desde quarta-feira (4), estima-se que mais de 1.100 balões tenham sido lançados, com aproximadamente 400 deles aterrissando em solo sul-coreano. As autoridades asseguram que os pacotes contêm principalmente papel e garrafas plásticas descartados, não representando risco à saúde humana.
Esta prática teve início em maio deste ano, quando a Coreia do Norte começou a enviar balões com lixo em retaliação às ações de ativistas sul-coreanos que lançavam panfletos críticos ao regime norte-coreano. Após uma pausa de quase um mês no início de agosto, a atividade foi retomada com intensidade.
A agência de notícias Yonhap citou o Ministério da Unificação da Coreia do Sul, afirmando que ações voluntárias de ativistas civis para disseminar informações no Norte jamais podem ser usadas como pretexto para provocações contra o Sul.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul emitiu um alerta à população, pedindo cautela com objetos caindo do céu e orientando que não toquem nesses itens. A situação continua sendo monitorada de perto pelas autoridades sul-coreanas.
Esta escalada na “guerra dos balões” reflete a contínua tensão entre as duas Coreias, com ambos os lados utilizando táticas não convencionais para enviar mensagens através da fronteira fortemente vigiada.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am